terça-feira, 22 de janeiro de 2019

10º Texto - Magazine Histórico do 6º Ano - EMEF Leandro Klein


10º  Texto -As primeiras civilizações e a escrita  
professor Pedro Henrique Ramos
Queridos leitores, estamos encerrando o Magazine Histórico do 1º Trimestre! E hoje iremos analisar como as primeiras civilizações foram formadas e como o surgimento da escrita esteve associado a esse processo. Vamos começar.
Podemos partir da análise de que o processo de formação das primeiras civilizações ocorreu em diversas regiões do mundo e com povos e culturas diferentes. Assim, não existiu um padrão exatamente igual para a formação das primeiras civilizações, mas algumas características foram muito comuns.
Os egípcios se originaram nas regiões do rio Nilo e os mesopotâmicos entre os rios Tigre e Eufrates, na chamada região do Crescente Fértil. Já os chineses formaram sua sociedade às margens e nos vales dos rios Hoang-Ho (Amarelo) e Yang-Tse Kiang (Azul). O surgimento do Estado (onde um grupo dirigente ficava responsável por controlar a vida da comunidade) veio após o aparecimento da agricultura e do aumento populacional. Foram essas mudanças que passaram a exigir que um grupo de pessoas se responsabilizasse por coordenar a produção e distribuição dos alimentos e os instrumentos de trabalho. Outra necessidade era a de pessoas para controlar a construção de obras públicas, como canais de irrigação e diques. Essas tarefas, como dissemos, passaram a ser realizadas por um grupo dirigente, com poder para controlar a vida da comunidade. Estava nascendo o Estado, ou seja, uma organização de pessoas com plena autoridade sobre a população, podendo, por exemplo, criar e cobrar impostos, julgar os crimes e fazer as leis.
O rio Nilo. Cortando áreas de deserto, torna regiões áridas em campos férteis.

A escrita foi uma das principais invenções, sendo entendida como elemento fundamental para a organização da vida em comunidade. Foi criada por volta de 3.200 a.C., e vários são os fatores que explicam o nascimento da escrita. Vamos observar os três principais:
1º - a necessidade de contar os produtos comercializados, os impostos arrecadados e os funcionários do Estado;
2º - a construção das estruturas das obras, que exigira a criação de um sistema de sinais numéricos para a realização dos cálculos geométricos;
3º - com a escrita o ser humano criou uma forma de registrar suas ideias e de se comunicar.
E, ao falar em contar, nós nos lembramos da matemática! E, acredite, a matemática foi uma das primeiras formas de escrita a ser inventada. Aliás, as civilizações do Egito, da Mesopotâmia, bem como as civilizações chinesa e árabe escreveram primeiramente de forma matemática. Era importante contabilizar (contar) o que era produzido e quais as exatas medidas que deveriam ser usadas na construção de uma pirâmide, no caso da civilização egípcia, para que esta não caísse.
Ao lado, a escrita cuneiforme suméria, usada pelos mesopotâmicos.

Além do mais
Vamos pensar um pouco sobre a Era dos Metais!
Segundo os pesquisadores, os metais começaram a ser utilizados há cerca de oito mil anos, marcando uma nova etapa na maneira como o homem vivia e interagia com o meio natural, por isso mesmo definido como um novo período da pré-história pela maioria dos historiadores, a chamada era dos metais.
Surgiu uma técnica absolutamente nova, a metalurgia, isto é, a técnica de trabalhar os metais. A metalurgia consiste na técnica de obter o metal dos minérios e produzir objetos com ele. Esse processo ocorreu na região compreendida entre o Egito e a Índia, onde vários povos começaram a usar o metal para fazer as suas ferramentas e utensílios.
Sabemos que o uso dos metais trouxe inúmeras vantagens. Tivemos a produção de utensílios mais afiados, mais resistentes e mais adaptados à habilidade das mãos humanas. As armas também se tornaram mais potentes, assim como os utensílios utilizados na caça e na pesca. Foram três as principais eras:
1ª - A Era do Cobre
O primeiro metal a ser utilizado foi o cobre, há oito mil anos. E, a partir dele, foram fabricados  estatuetas e enfeites. Como o cobre é considerado um metal nobre foi pouco utilizado na fabricação de armas e  ferramentas. 
Ao lado, uma panela de cobre!

2ª - A Era do Bronze
A segunda era da metalurgia envolveu o bronze. Sabemos que o bronze é, basicamente, a mistura de dois metais: o cobre e o estanho. Mais resistente que o cobre, o bronze passou a ser usado há cerca de seis mil anos para produzir objetos como armas e ferramentas. Muitos povos, como os egípcios e mesopotâmicos, desenvolveram suas civilizações graças ao conhecimento que adquiriram no uso do bronze.
Por fim, tratemos da Era do Metal que revolucionou a existência humana...
3ª - A Era do Ferro
Trabalhar com o ferro é um processo complicado. Isso porque, em seu estado natural, o ferro tem pouca utilidade. Por isso, é necessário fundi-lo. E, para que isso ocorra, é necessária a construção de fornos que suportem temperaturas acima de mil e cem graus Celsius (só para você ter uma ideia, o fogão da sua casa atinge, no máximo trezentos graus Celsius)
Por isso, o uso do ferro só se difundiu em torno de 1.500 anos a.C.
Misturado a outros elementos químicos, como o carbono, o manganês e minerais, o ferro produz ligas muito resistentes. Isso deu a ele o lugar de metal mais utilizado pela humanidade, possibilitando uma série de inovações e melhorias. As armas e ferramentas ficaram mais resistentes e foram aperfeiçoadas.   
Exercícios de Revisão
1) Por que afirmamos que a Matemática foi uma das primeiras formas de escrita? Argumente
2) Para encerrar esse magazine, que tal você criar seu próprio alfabeto no espaço abaixo. Vamos lá exercer a criatividade!
________________________________________
A -_______ - B -_______ - C - _______ - D - ________
E - _______ - F - _______ - G - ______ - H - ________
I - ______ - J - _________ - K - ______ - L - ______
M - ______ - N - _______- O - _______ - P - ______
Q - _____ - R - _______ - S - ________ - T - ________
U - ______ - V - ________ - X - _______ - Z - _______
W - ______ - Y - __________
Agora escreva seu nome completo com o alfabeto criado por você:

Bibliografia básica (1º ao 9º texto)

Affonso, Germano Bruno. O olhar do índio sob o céu brasileiro. 2002. Disponível em: <http://chc.org.br/o-olhar-do-indio-sob-o-ceu-brasileiro/>. Acesso em: 4 dez. 2018.  
Bíblia Perdida - colecionadores, arqueólogos e trapaceiros competem par descobrir velhos manuscritos que descrevem a história da fé cristã. National Geographic Brasil, São Paulo, dezembro 2018.
Bortoni, Stella. Conheçam Ardi, nossa tetaravó Ardipithecus. 2018. Disponível em: <http://www.stellabortoni.com.br/index.php/artigos/697-ioohiiam-aaii-oossa-titaaavo-aaiipithiius>. (modificado) Acesso em: 4 dez. 2018.  
Cardoso, Ciro Flamarion S. Amperica pré-colombiana/ Ciro Flamarion S. Cardoso. - São Paulo: Brasiliense, 2004. - (Tudo é história; 16).
Moraes, José Geraldo Vinci de. Caminho das Civilizações: da pré-história aos dias atuais – São Paulo: Editora Atual, 1993.
Nova espécie do gênero humano é descoberta na África do Sul. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/09/antiga-especie-do-genero-humano-e-descoberta-na-africa-do-sul.html>. Acesso em: 4 dez. 2018.
Sapiens - o que torna a espécie humana diferente de todas as demais no planeta. Scientific American Brasil, São Paulo, outubro (ano 17), 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário