domingo, 19 de maio de 2019

16º texto - Por que estudamos a Grécia Antiga? - 6º ano


16º Texto  -  Por que estudamos a Grécia Antiga?

Quando começamos a estudar a história da Grécia Antiga pode vir as seguintes perguntas: por que estudamos a história da civilização grega? De que forma estudar essa civilização nos ajuda a entender a nossa sociedade?
Primeiramente, essas perguntas são muito válidas, afinal o estudo da Grécia Antiga tem sim um significado e uma grande importância. Basta relermos o que escreveu a professor Maria Beatriz para entendermos a enorme importância.
Como escrito pela professora, muitas são as influências da cultura grega em nossa sociedade. Assim, como os fenícios influenciaram os gregos durante a História Antiga, é correto afirmar que os gregos influenciaram o mundo atual. No nosso vocabulário, por exemplo, palavras como matemática, pedagogo, filosofia, astronomia, escola e várias outras são de origem grega. A representação de atores no teatro, tanto na comédia como na tragédia, foi criada pelos gregos. O atletismo e as competições esportivas se iniciaram na Grécia Antiga. Muitos dos rituais presentes nas festividades olímpicas lembram, mesmo que vagamente, às origens gregas dessas competições.
Quer um exemplo? A coroa de louros que os vencedores recebem ainda hoje é uma das formas de premiar os campeões olímpicos na Grécia Antiga.

Agora, leremos um texto que mostra que muitos povos constituíram a civilização grega! Acompanhe!
Além do mais
Os gregos formaram a sua civilização a partir do contato com outras civilizações e a influência de muitos povos. E isso pode ser facilmente comprovado. A seguir três situações que ilustram bastante essa base plural.
Um dos principais mitos de formação da civilização grega é o mito do Minotauro. E ele é de origem cretense (minoica), não grega. Os gregos incorporaram este mito e passaram a fazer uso do mesmo para explicar a importância e o respeito aos deuses. Interessante, não é mesmo?
Já os fenícios influenciaram muito na formação da civilização grega. Os gregos se apropriaram do alfabeto fenício e o melhoraram. A civilização grega também ficou conhecida pelas cidades-estados. E, espia só, Atenas e Esparta muitas vezes foram rivais uma da outra, assim como Sídon e Biblos (cidades fenícias) o eram!
E essa rivalidade entre as cidades-estados gregas se deve muito pelo fato de diferentes povos as terem formados. Um exemplo: foram os dórios que fundaram Esparta. Tal povo destruiu muitas cidades e palácios, formando os genos. Os genos eram pequenas comunidades rurais, formadas por grandes grupos familiares e lideradas pelo geronte, que comandava praticamente todas as atividades dentro dessas comunidades. Os gerontes acreditavam que descendiam de algum herói ou deus grego e por isso deveriam comandar a civilização. Já Atenas foi fundada pelos jônios, “pais” da filosofia na Grécia Antiga. Por isso, observamos muitos filósofos famosos nesta cidade-estado, entre eles Aristóteles.
Exercícios de Revisão
Procure informações sobre a Grécia, tais como imagens, textos, reportagens... Você pode até ver se a Grécia participou da Copa do Mundo da Rússia! Como é uma pesquisa deverá ser fruto das suas leituras, não mera cópia de texto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário