domingo, 12 de maio de 2019

12º Texto - Magazine Histórico do 6º Ano - EMEF Leandro Klein


12º Texto -A arte de escrever
professor Pedro Henrique Ramos
O nosso décimo segundo texto é um OIA. As questões deverão ser respondidas por você e entregues na data que o professor determinar. Aquelxs que não realizarem a atividade, a farão sob a supervisão de um profissional da escola na hora da aula de História, valendo 50% da nota.
Primeiramente, abordaremos as origens da escrita, lendo pequenos textos. Vamos começar!
As origens da escrita - Texto 1
 Conforme os documentos arqueológicos encontrados pelos estudiosos do tema, os primeiros registros escritos devem ter ocorrido por volta de 4000 a.C. É possível, contudo, que antes disso algumas sociedades já tivessem elaborado algum tipo de sistema de escrita.
Entre as primeiras civilizações que utilizaram a escrita estão as da Mesopotâmia, da China, do Egito e da Fenícia. Esta última foi a primeira a organizar um alfabeto mais próximo do utilizado hoje na língua portuguesa e em muitas outras do Ocidente, tais como o francês, inglês, alemão e espanhol [1]
Texto 2
"Foram os fenícios que desenvolveram o alfabeto, um sistema de escrita em que cada sinal corresponde a um som, e não a uma ideia ou palavra. A palavra alfabeto é formada a partir de duas primeiras letras do alfabeto fenício, ‘aleph’ e ‘bet’ que passaram para o grego como ‘alfa’ e ‘beta’. Foi sobretudo a necessidade de controlar e facilitar o comércio que levou os fenícios a desenvolverem seu alfabeto. Ele possuía 22 letras (...)”[2].
Abaixo, o alfabeto fenício e uma embarcação fenícia.
Vamos fazer os primeiros exercícios.
1) Encontrem no dicionário o significado da palavra alfabeto e escrevam no espaço abaixo. (2,0)
2) Partindo da leitura dos textos, escreva quais os motivos que levaram os fenícios a elaborar o alfabeto. (2,0)
Feito os dois primeiros exercícios, tratemos agora das diferentes papéis da escrita.


Os diferentes papéis da escrita
Você já deve ter percebido que a escrita assume inúmeras funções, não é mesmo? Veja as imagens abaixo e leia os dois textos com muita atenção. Eles ajudarão você a responder as questões 3 e 4!
Texto 3
A maior parte dos documentos escritos encontrados na Mesopotâmia refere-se a registros contábeis: número de cabeças de gado, sacas de grãos, livros de registro de receita e despesa. Criaram-se, também, cartas de crédito, por meio das quais tornou-se possível expandir o comércio entre as diversas cidades.” [3]
Texto 4
A Carta é o mais tradicional serviço postal dos Correios. É o meio de comunicação que você dispõe para a troca de mensagens escritas. O serviço é oferecido nas modalidades: Carta Comercial, Carta Não Comercial, Carta via internet e Carta Social.” [4]

3) Partindo do que você observou acima escreva qual a função de cada uma das formas de escrita que aparecem nas imagens. (2,0)
4) Partindo da leitura dos textos podemos afirmar: (2,0)
a) a escrita não nos ajuda a organizar as nossas atividades e ações;
b) a escrita só serve para nos passar informações sobre o trânsito;
c) a escrita nos ajuda a organizar as nossas atividades e ações;
d) a escrita só está presente em carta.
Para encerrar nossa atividade, leiamos mais um texto.
Texto 5
Sabemos que existem diferentes formas de escrita. Muitas vezes abreviamos algumas palavras; outras vezes, quando precisamos preencher um documento, por exemplo, utilizamos a escrita formal. Existe, inclusive, uma “nova” forma escrita, muita utilizada pelos internautas para conversas em blogs e bate-papos virtuais ou para mandar “torpedos” (aquelas mensagens por celular).
Partindo dessa análise, observe as imagens abaixo.
5) Os textos, presentes nas imagens, estão escritos de diferentes maneiras. Compare-os e explique o porquê (2,0).



[1] Cabrini, Conceição. História temática: tempos e culturas, 5ª. Série/ Cabrini, Catelli, Montellato. – São Paulo: Scipione, 2004. (Coleção história temática). p. 182.
[2] Boulos Júnior, Alfredo. História: sociedade & cidadania/ Alfredo Boulos Júnior – 1ª. Ed. – São Paulo: FTD, 2006. – (Coleção História: Sociedade & Cidadania). p. 116
[3] Cabrini, Conceição. História temática: tempos e culturas, 5ª. Série/ Cabrini, Catelli, Montellato. – São Paulo: Scipione, 2004. (Coleção história temática). p. 183.
[4] http://www.correios.com.br/produtos_servicos/catalogo/mensagens/carta.cfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário