quarta-feira, 24 de abril de 2019

CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - 1º TRIMESTRE - 6º ANO - EMEF LEANDRO KLEIN


Carx discente do sexto ano da EMEF Leandro Klein. Abaixo estão as repostas dos exercícios propostos até a presente data para realização e discussão nas aulas. É válido fazer a ressalva de que os textos 4 e 7 não terão os exercícios aqui apresentados porque remetem às pesquisas, muitas delas já corrigidas e devolvidas por mim para você.
Use mais essa ferramenta para o estudo. Uma ótima prova.  

professor Pedro Henrique Ramos
Exercícios de Revisão - 1º Texto
1) Pesquise no dicionário e escreva abaixo o significado da palavra História (atenção: não precisa escrever todos os significados. Escolha um!).
Segundo o dicionário online Priberam[1], uma das formas de definirmos História é a narrativa, muitas vezes escrita, de fatos e eventos notáveis ocorridos em uma ou outra civilização. Muitas vezes esses fatos remontam ao passado.
2) Vamos pensar um pouco: duas pessoas que observam o mesmo acontecimento, irão contar o fato da mesma maneira, com as mesmas palavras? Argumente.
Vimos nas aulas que não: a própria construção de uma narrativa, ou seja, a maneira como contamos um evento, é algo que passa pelo nosso olhar, pela maneira que enxergamos. E, a partir disso, falamos ou escrevemos sobre o ocorrido, valorizando o que achamos interessante, e dando pouca importância ao que não nos chamou a atenção.
Exercícios de Revisão - 2º Texto
1) Como os índios fazem para contar o tempo durante a noite? Faça uma pesquisa.
Por tratar-se de uma narrativa que deva valorizar a pesquisa, a resposta aqui visa discutir uma das possibilidades. A referência de onde as informações foram retiradas aparece ao término da resposta dessa questão.
A observação do céu foi, mais uma vez, o elemento que permitiu que os indígenas contassem o tempo durante a noite. E, nesse processo, as chamadas fases da Lua foram determinantes. Assim, a leitura do céu, seja no período de luz (dia), seja durante a noite, foi fundamental para a organização da vida dos indígenas. Há grupos, no entanto, que foram além, observando mais do que a Lua. Foi o caso dos indígenas, os Incas, que viveram na Cordilheira dos Andes, cadeia montanhosa localizada em países como Argentina, Chile, Peru e Bolívia. Os Incas fizeram desenhos e representações precisas das constelações, chegando inclusive a reproduzi-las em suas construções[2].
2) Encontre os séculos dos anos abaixo indicados. Procure escrever os séculos em algarismos romanos!
- 47: I                        - 501: VI                        - 978: X
- 1234: XIII                - 2018: XXI                    - 3: I
- 533: VI                    - 100: I                           - 400: IV
Exercícios de Revisão - 3º Texto
1) Pesquise o significado da palavra sapiência.
Segundo o dicionário online Priberam[3], sapiência remete aquele que sabe ao saber. Também podemos definir como sinônimo de conhecimento.   
2) Agora, argumente o porquê da nossa espécie ter recebido o epíteto específico sapiens.
A nossa espécie recebeu o epíteto específico sapiens pois, dentre as espécies humanas, somos a que melhor aprendeu a armazenar, compartilhar e utilizar o conhecimento, construindo culturas amplas, complexas e profundamente transformadoras, algo que nenhuma outra espécie de hominídeo havia conseguido.
Exercícios de Revisão - 5º Texto
1) Pesquise o que significa a palavra miscigenação e escreva seu significado nas linhas abaixo.
Segundo o dicionário online Priberam[4], miscigenação pode ser definida como o cruzamento de indivíduos de etnias diferentes, promovendo ricas e importantes misturas genéticas e culturais, a chamada mestiçagem.  
2) Como você imagina que os grupos humanos viviam durante a pré-História? Faça um breve relato.
É fundamental que nesse breve relato você retome pontos que foram discutidos nos textos, seja no quinto ou em outros.
Durante o Período Paleolítico, também chamado de Período da Pedra Lascada, o gênero humano surgiu, sendo que a primeira espécie de hominídeo seria o Homo habilis, surgido nas regiões centrais do continente africano, em ambientes de floresta e savanas.
A partir do Homo erectus a espécie humana começou a habitar, além do continente africano, os continentes asiático e europeu. E, com o Homo sapiens, a espécie humana chegou à América, através do Estreito de Bering, durante as glaciações, por volta de 50 mil anos.
Nesse período, os hominídeos eram caçador-coletores, vivendo exclusivamente dos recursos fornecidos pelo meio, não produzindo nada. Por isso mesmo, os grupos humanos eram nômades, indo atrás dos alimentos e de água.
Exercícios de Revisão - 6º Texto
1) Faça uma pesquisa sobre os períodos Paleolítico e Neolítico, escrevendo as principais semelhanças e diferenças!
Fundamental aqui é que você consiga diferenciar um período do outro. Por isso, o uso de uma tabela.
Vamos analisá-la

PERÍODO PALEOLÍTICO
PERÍODO NEOLÍTICO
SEMELHANÇAS
AMBOS OS PERÍODOS PERTENCEM À CHAMADA PRÉ-HISTÓRIA. O HOMO SAPIENS EXISTIU EM AMBOS OS PERÍODOS
DIFERENÇAS
A FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE FOI A PEDRA LASCADA.
- OS GRUPOS NÃO PRODUZIAM SEU PRÓPRIO ALIMENTO, VIVENDO DO QUE CAÇAVAM E COLETAVAM.
- JUSTAMENTE PARA IR ATRÁS DOS ALIMENTOS, OS GRUOS ERAM NÔMADES, DESLOCANDO-SE DE UMA REGIÃO PARA OUTRA.
- A FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE FOI A PEDRA POLIDA. PORÉM OUTAS LOGO SURGIRAM, MELHORES E MAIS RESISTENTES.
- OS GRUPOS HUMANOS COMEÇARAM A PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO, ATRAVÉS DA DESCOBERTA DA AGRICULTURA, DEFINIDA COMO UMA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA.
- PARA CUIDAR DAS PLANTAÇÕES, OS GRUPOS PASSARAM A HABITAR EM UMA MESMA REGIÃO; OU SEJA, SE SEDENTARIZARAM.
2) É correto afirmar que o domínio do fogo foi um importante passo na evolução da Humanidade? Argumente.
Mais do que importante, foi FUNDAMENTAL!
Com o domínio do fogo, os grupos humanos conseguiram melhoras significativas em suas vidas:
- conseguiam proteger-se do frio e de predadores;
- podiam usar o fogo para preparar alimentos, tornando-os mais moles, fáceis de ingerir e saudáveis, uma vez que bactérias e outros patógenos morriam em virtude das altas temperaturas;
- o fogo permitiu que os períodos em que os grupos permaneciam acordados fossem maiores, uma vez que a luz das chamas ajuda a clarear, aumentando a produtividade e ações humanas.


[1] "História", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/Hist%C3%B3ria [consultado em 24-04-2019].
[3] "sapiência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/sapi%C3%AAncia [consultado em 24-04-2019].
[4] "miscigenação", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/miscigena%C3%A7%C3%A3o [consultado em 24-04-2019].


3 comentários: