terça-feira, 11 de dezembro de 2018

4º Texto - Magazine Histórico do 6º Ano - EMEF Leandro Klein


Nossos ancestrais... E a gente!
professor Pedro Henrique Ramos

A frase dita pelo professor de psicologia, é muito importante para darmos início ao nosso quarto texto, o segundo da série acerca da Evolução Humana.
Ainda sem entrar na discussão sobre o novo fóssil, encontrado em 2013, buscaremos aqui apresentar o que há como aceito acerca da evolução humana.
E começaremos com o Homo habilis.
Homo habilis: surgiu há cerca de dois milhões e cem mil anos. Tinha a habilidade para fabricar ferramentas de pedra simples (pedra lascada). Tornou-se um dos primeiros membros do gênero Homo (talvez o primeiro). Tinha o rosto maior do que seus ancestrais, desenvolvendo estruturas que possibilitaram o aparecimento da linguagem. Teria desaparecido por volta de 1,5 milhão de anos.
Na imagem, reconstituição do que seria o rosto do Homo habilis.
Homo erectus: segundo os pesquisadores, essa é A espécie da evolução humana. Inclusive, há cientistas que afirmam que foi erectus o primeiro hominídeo a desbravar o meio natural de um jeito incrível.
Também chamado de Pithecanthropus, surgiu há cerca de um milhão e novecentos mil anos. Vivendo no Paleolítico, fabricou e utilizou diversos tipos de ferramentas, aprendeu a usar o fogo, expandindo seu ambiente para além do continente africano. Seu desaparecimento ocorreu por volta de cento e cinquenta mil anos.
Homo (sapiens) neanderthalensis: surgiu por volta de quatrocentos mil anos, tendo a capacidade de usar o fogo (hoje os cientistas acreditam que a espécie também sabia produzi-lo) e caçar com maestria.
A caixa craniana era muito parecida com a nossa. E é fato de que espécimes de neanderthalensis geraram descendentes com indivíduos da nossa espécie. E esse fenômeno foi FUNDAMENTAL para a nossa evolução, como veremos adiante.
Homo sapiens (sapiens): surgido há trezentos mil anos, provavelmente em algumas regiões do continente africano, a espécie se espalhou por todo o planeta, tornando-se cosmopolita[1]. A forma arredondada do cérebro fez com toda a estrutura da caixa craniana fosse alterada, quando comparada com os nossos ancestrais, conforme o desenho a seguir nos mostra.
Perceba que as conquistas de um hominídeo foram herdadas pela espécie que o sucedeu, confirmando a frase dita pelo professor Suddendorf. Somos, portanto, a trajetória de conquistas de nossos antepassados, a começar pelo uso da primeira ferramenta humana, a pedra lascada, elaborada pelo Homo habilis (imagem abaixo).
Em nosso terceiro texto abordando especificamente a evolução humana iremos entrar nas pesquisas mais recentes e reveladoras sobre o assunto. Prepare-se! Novidades surgirão!
Exercícios de revisão
Faça uma pesquisa sobre um dos ancestrais do Homo sapiens tratado neste texto. Atenção, a pesquisa pode ser digitada. Porém, se for mera cópia de texto, o discente perderá uma rodada de figurinhas e dois pontos na média de ética.



[1] Ou seja, habitante das mais diversas regiões do planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário