quarta-feira, 15 de abril de 2020

Homo sapiens


Homo sapiens
Ao nos referirmos ao Homo sapiens devemos fazer uma clara e importante distinção: não houve apenas uma espécie de Homo sapiens.
Primeiramente, vamos entender a nomenclatura científica.
O porquê dos nomes científicos
Conhecer alguns nomes científicos de espécies de seres vivos, sejam eles aves, mamíferos ou mesmo uma planta a ser estudada é fator crucial para conseguir entender exatamente do que estamos falando. Vamos às explicações.
Quantos idiomas existem no mundo? Inúmeros. E mesmo dentro de um país como o nosso, é muito comum que um animal possua mais do que um, dois, por vezes quase uma dezena de nomes populares. Vamos a um exemplo.
O Puma concolor é a nossa suçuarana, onça-parda. Mas para os moradores dos pampas ela é chamada de leão-baio. Ah... E tem também os que a chamam de puma.
Por isso, nomes científicos, uma padronização internacional que visa facilitar o diálogo entre cientistas e entusiastas de todas as partes.
Assim, para um nome científico temos a seguinte organização:
Nomenclatura científica
Gênero
Epíteto específico
Subespécie
Homo
sapiens
neanderthalensis
Perceba que, ao digitar, todo o nome científico deve estar em itálico. Caso seja manuscrito, deve ser sublinhado, como o exemplo abaixo.

Estudos indicam que o Homo sapiens surgiu entre quatrocentos e trezentos mil anos, nas regiões que hoje compõem a Etiópia, país africano.  
Agora, vamos analisar duas de suas subespécies.
Homo sapiens neanderthalensis[1]

Surgiu por volta de quatrocentos mil anos, tendo a capacidade de usar o fogo (hoje os cientistas acreditam que a espécie também sabia produzi-lo) e caçar com maestria.
A caixa craniana era muito parecida com a nossa. E é fato de que espécimes de neanderthalensis geraram descendentes com indivíduos da nossa espécie. E esse fenômeno foi FUNDAMENTAL para a nossa evolução, como vimos em nosso texto base, lá no início dessa sequência didática.
Homo sapiens sapiens[2]

Surgido há trezentos mil anos, provavelmente em algumas regiões do continente africano, a espécie se espalhou por todo o planeta, tornando-se cosmopolita[3]. A forma arredondada do cérebro fez com toda a estrutura da caixa craniana fosse alterada, quando comparada com os nossos ancestrais.
Perceba que as conquistas de um hominídeo foram herdadas pela espécie que o sucedeu. Somos, portanto, a trajetória de conquistas de nossos antepassados, a começar pelo uso da primeira ferramenta humana, a pedra lascada, elaborada pelo Homo habilis (imagem abaixo[4]).


10 comentários:

  1. Caramba , nunca imaginei que a quatrocentos milhões de anos existiria espécies assim e com esse nomes científicos ... Muito legal !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o nome e sim de fota legal mais nao vi pra que ser um nome dese istranho

      Excluir
  2. MUITO LEGAL CONHECER ESSAS COISAS DO PASSADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim e legal por que mostra que nao viemos de agora e sim de seres humanos que foram evoluindo aulongo dos anos

      Excluir
  3. gostei muito agora conheço coisas que nunca pensei que teriam acontecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tam bem acho interecente as coisas que acontecerao no passado

      Excluir
  4. Adorei muito o texto, muito bom estudar sobre o passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim e interecemte estudar o passado por que sabemos oque aconteceu no passado

      Excluir