12º Texto -A arte de escrever
professor Pedro Henrique Ramos
O nosso décimo segundo texto
é um OIA. As questões deverão ser respondidas por você e entregues na data que
o professor determinar. Aquelxs que não realizarem a atividade, a farão sob a
supervisão de um profissional da escola na hora da aula de História, valendo
50% da nota.
Primeiramente,
abordaremos as origens da escrita, lendo pequenos textos. Vamos começar!
As origens da escrita - Texto 1
“Conforme
os documentos arqueológicos encontrados pelos estudiosos do tema, os primeiros
registros escritos devem ter ocorrido por volta de 4000 a.C. É possível,
contudo, que antes disso algumas sociedades já tivessem elaborado algum tipo de
sistema de escrita.
Entre as primeiras civilizações que utilizaram a escrita
estão as da Mesopotâmia, da China, do Egito e da Fenícia. Esta última foi a
primeira a organizar um alfabeto mais próximo do utilizado hoje na língua
portuguesa e em muitas outras do Ocidente, tais como o francês, inglês, alemão
e espanhol” [1]
Texto 2
"Foram os fenícios que desenvolveram o
alfabeto, um sistema de escrita em que cada sinal corresponde a um som, e não a
uma ideia ou palavra. A palavra alfabeto é formada a partir de duas primeiras
letras do alfabeto fenício, ‘aleph’ e ‘bet’ que passaram para o grego como
‘alfa’ e ‘beta’. Foi sobretudo a necessidade de controlar e facilitar o
comércio que levou os fenícios a desenvolverem seu alfabeto. Ele possuía 22
letras (...)”[2].
Abaixo, o alfabeto
fenício e uma embarcação fenícia.
Vamos fazer os primeiros exercícios.
1) Encontrem no
dicionário o significado da palavra alfabeto e escrevam no espaço abaixo. (2,0)
2) Partindo da leitura
dos textos, escreva quais os motivos que levaram os fenícios a elaborar o
alfabeto. (2,0)
Feito os dois primeiros
exercícios, tratemos agora das diferentes papéis da escrita.
Você já deve ter
percebido que a escrita assume inúmeras funções, não é mesmo? Veja as imagens
abaixo e leia os dois textos com muita atenção. Eles ajudarão você a responder as
questões 3 e 4!
Texto 3
“A maior parte dos documentos escritos encontrados na Mesopotâmia
refere-se a registros contábeis: número de cabeças de gado, sacas de grãos,
livros de registro de receita e despesa. Criaram-se, também, cartas de crédito,
por meio das quais tornou-se possível expandir o comércio entre as diversas
cidades.” [3]
Texto 4
“A Carta é o mais tradicional serviço postal dos Correios. É o meio de
comunicação que você dispõe para a troca de mensagens escritas. O serviço é
oferecido nas modalidades: Carta
Comercial, Carta Não
Comercial, Carta via
internet e Carta Social.” [4]
3)
Partindo do que você observou acima escreva qual a função de cada uma das
formas de escrita que aparecem nas imagens. (2,0)
4) Partindo da leitura
dos textos podemos afirmar: (2,0)
a) a escrita não nos
ajuda a organizar as nossas atividades e ações;
b) a escrita só serve
para nos passar informações sobre o trânsito;
c) a escrita nos ajuda a
organizar as nossas atividades e ações;
d) a escrita só está
presente em carta.
Para encerrar nossa
atividade, leiamos mais um texto.
Texto 5
Sabemos que existem
diferentes formas de escrita. Muitas vezes abreviamos algumas palavras; outras
vezes, quando precisamos preencher um documento, por exemplo, utilizamos a
escrita formal. Existe, inclusive, uma “nova” forma escrita, muita utilizada
pelos internautas para conversas em blogs
e bate-papos virtuais ou para mandar “torpedos” (aquelas mensagens por
celular).
Partindo dessa análise,
observe as imagens abaixo.
5) Os textos, presentes
nas imagens, estão escritos de diferentes maneiras. Compare-os e explique o porquê
(2,0).
[1] Cabrini, Conceição. História temática: tempos e
culturas, 5ª. Série/ Cabrini, Catelli, Montellato. – São Paulo: Scipione, 2004.
(Coleção história temática). p. 182.
[2] Boulos Júnior, Alfredo. História: sociedade &
cidadania/ Alfredo Boulos Júnior – 1ª. Ed. – São Paulo: FTD, 2006. – (Coleção
História: Sociedade & Cidadania). p. 116
[3] Cabrini, Conceição. História temática: tempos e
culturas, 5ª. Série/ Cabrini, Catelli, Montellato. – São Paulo: Scipione, 2004.
(Coleção história temática). p. 183.
[4]
http://www.correios.com.br/produtos_servicos/catalogo/mensagens/carta.cfm
Nenhum comentário:
Postar um comentário