LISTA
DE EXERCÍCIOS – MATERIAL DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO – PRAZO MÁXIMO DE
ENTREGA: 10/05/23 - HISTÓRIA
Leia o texto com atenção e responda as
questões 1, 2 e 3:
“ - Conceito de História
História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no
tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para
poder compreender um determinado período histórico, cultura
ou civilização.
- Objetivos
Um dos principais objetivos
da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região
para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é
importante para a compreensão do presente.
- Fontes
O estudo da História foi
dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da
escrita, por volta de 4.000 a.C).
Para analisar a Pré-História, os historiadores e arqueólogos analisam
fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e
fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos).
Já o estudo da História conta com um conjunto maior de fontes para serem
analisadas pelo historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos
materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.”.
1)
Partindo da leitura do texto, é correto afirmar:
a) a História não possui nenhuma relação com
o presente;
b) a História não é uma ciência humana;
c) uma construção no centro da cidade pode
ser uma importante fonte de conhecimento para o historiador;
d) nenhuma das anteriores.
2)
Escreva com suas palavras porque as fotografias são importantes documentos
históricos.
3) É
correto afirmar que todo historiador é um investigador? Justifique sua
resposta.
4)
Assinale a alternativa correta: “1966 pertence ao século...”
a) XXI;
b) XIX;
c) XV;
d) XX.
5)
Luís, aluno do sexto ano, está estudando a pré-História. Ele aprendeu coisas
bacanas sobre a origem e evolução humanas. Escreva duas características sobre o
Homo sapiens neanderthalensis.
6)
Leia o texto corretamente e assinale a alternativa correta:
“O ano de 560 a.C. está situado no século:”
a) VIII a.C.
b) VI a.C.
c) VI d.C.
d) XX d.C.
7) Associe
as glaciações ao início do período Neolítico.
8) Escreva três exemplos de anos do século
XIV d.C.
9) Produza uma pesquisa sobre o Homo habilis
Analise o texto abaixo e responda as questões
10 à 13
"O que são documentos
históricos?
Os documentos históricos nos
ajudam a identificar e relembrar momentos importantes.
Cada um de nós tem
diferenciais, uma marca que nos distingue das demais pessoas. Todas essas
diferenças fazem de cada pessoa uma pessoa única, com suas expressões,
vontades, ideias, sentimentos e história.
Ninguém é igual a você. Você
possui características físicas, gostos e gestos, que o tornam único.
Os documentos históricos são
documentos registrados no passado que ajudam a contar e a identificar a
história de uma pessoa, de uma cidade, de um país."
O texto acima nos ajudou a lembrar o que
são documentos históricos. Sendo assim, responda a primeira questão da prova.
10) Podemos considerar a
foto abaixo, mostrando a fábrica da GM, em 1951, São Caetano do Sul, como um
documento histórico? Explique sua resposta
11)
Imagine que você irá fazer uma pesquisa sobre a história da cidade de São
Caetano do Sul. De que maneira você faria essa pesquisa? O que você utilizaria
para encontrar as informações e responder as suas perguntas?
12)
Encontre os séculos dos anos:
- 1930 d.C. – 76 a.C. – 501 d.C. - 2000 a.C.
13) Agora, coloque-os em uma
linha do tempo.