Carx
discente do sétimo ano da EMEF Leandro Klein. Abaixo estão as repostas dos
exercícios propostos até a presente data para realização e discussão nas aulas.
É válido fazer a ressalva de que os textos 10 e 11 não terão os exercícios aqui
apresentados porque remetem às pesquisas, muitas delas já corrigidas e
devolvidas por mim para você.
Use mais essa ferramenta
para o estudo. Uma ótima prova.
Exercícios de Revisão - 8º Texto
1) Faça um
resumo do que você aprendeu sobre a sociedade medieval até agora. Evite copiar
trechos de textos. Escreva com as suas palavras.
R: o exercício
em questão tem como objetivo fazer com que xs discentes pesquisem e estruturem
as principais características do Sistema Feudal. Não é propósito produzir um
texto extenso, nem repleto de informações, mas sim um texto que você consiga
usar de suporte para o estudo.
Dessa forma, é
fundamental apresentar as relações servis de produção, onde os servos,
presentes no manso servil, eram os responsáveis pela produção agrícola, bem
como pelas demais atividades que garantiriam os recursos básicos. Esses
trabalhadores - que não podem ser definidos como escravos - viviam sob a tutela
dos senhores feudais, em uma série de relações, muitas delas estruturadas pela
principal instituição do período,a Igreja Católica. Isso nos ajuda a
compreender a enorme importância da igreja na Europa Medieval, não à toa
definida como uma sociedade teocêntrica.
Exercícios de Revisão
- 9º Texto
1) Resumidamente, escreva duas diferenças entre
a vida dos servos e dos senhores feudais.
R: a 1ª diferença é que os servos viviam no
manso servil, enquanto que os senhores feudais viviam no manso senhorial. Outra
diferença é que nessa relação, os servos eram os produtores, os agricultores,
enquanto que os senhores feudais podem ser definidos como chefes-guerreiros.
2)
É correto afirmar que, se um servo trabalhasse muito, viraria um senhor feudal?
Explique sua resposta.
R: não, essa
afirmação é incorreta. A sociedade feudal era marcada pela imobilidade social.
Assim, por mais que um servo trabalhasse, jamais seria um senhor feudal.
Exercícios de revisão - 12º Texto
1)
E em São Caetano do Sul existe alguma associação que represente os comerciantes
da cidade? Pesquise e coloque as principais informações nas linhas abaixo.
R:
sim, existe, a ACISCS, uma associação de comerciantes e industriários de São
Caetano do Sul. Uma das ações que a associação promove para que as pessoas
comprem nas lojas e comércios de São Caetano no período de festas do final do
ano é o sorteio de um carro.
2)
Quais as principais diferenças que você percebe entre um burgo e um feudo?
Escreva ao menos duas.
R: existem
diversas diferenças. Enquanto que os camponeses viviam sob as amarras da
servidão no feudo, bem como as atividades comerciais eram praticamente
inexistentes, tais quadros não eram verificados nos burgos, marcados pelas
trocas comerciais, bem como uma maior independência das pessoas, sem os
vínculos da servidão.
Exercícios de Revisão
- 13º Texto
1)
Escreva duas características que marcaram a Baixa Idade Média.
R:
duas características da Baixa Idade Média são a ocorrência das crises
epidêmicas e a formação dos Estados Nacionais.
2)
Como as pessoas contraíam a peste bubônica durante a Idade Média?
R: as pessoas
contraíam a peste bubônica através do contato com os vetores da doença: as
pulgas. Tais animais picavam os ratos, tendo contato com a bactéria Yersinia pestis e, na sequência,
entravam em contato com as pessoas, contaminando-as.
Exercícios de Revisão
- 14º Texto
1)
Pesquise o significado da palavra patriarca e escreva nas linhas abaixo.
R:
fazendo consulta a um dicionário, encontramos o seguinte:
Chefe da Igreja grega[1].
2)
Escreva duas diferenças entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja
Cristã Ortodoxa.
R: enquanto a
Igreja Católica era liderada pelo papa, a Ortodoxa era liderada pelo patriarca.
A Igreja Católica estava claramente no topo da estrutura política da sociedade
medieval. Já no caso da instituição ortodoxa, era visível o domínio dos
imperadores.
Exercícios de revisão
- 15º Texto
1)
Faça uma breve análise da frase abaixo: "a burguesia não ajudou na
formação dos Estados Nacionais". A frase está correta ou não? Argumente.
R:
a frase está errada. É fato que a burguesia foi de uma enorme importância no
processo de formação dos Estados Nacionais, seja porque tinha como interesse
derrubar os entraves para as atividades comerciais, seja porque, ao apoiar
financeiramente um rei, sabia que teria poder de decisão.
2)
Qual foi o primeiro Estado Nacional a ser formado? Escreva duas características
do mesmo.
R: o primeiro
Estado Nacional a ser formado foi Portugal. A nação se encontra na península
Ibérica, e seu processo de formação esteve ligado à Reconquista Cristã.
[1]"Patriarca", in Dicionário
Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/Patriarca [consultado
em 18-08-2019].
Nenhum comentário:
Postar um comentário