Super Feudo! Manual do jogador!

domingo, 18 de agosto de 2019

CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO DO 6º Ano - 2º Trimestre


Carx discente do sexto ano da EMEF Leandro Klein. Abaixo estão as repostas dos exercícios propostos até a presente data para realização e discussão nas aulas. É válido fazer a ressalva de que os textos 14 e 15 AINDA NÃO SERÃO CORRIGIDOS.
Use mais essa ferramenta para o estudo. Uma ótima prova. 
Exercícios de Revisão - 8º Texto
1) Escreva duas características que definem o gênero Homo.
R: duas características centrais que definem o gênero Homo: posição ereta e pé em formato de arco.
2) Por que podemos afirmar que somos seres miscigenados? Explique.
R: definimos que a nossa história evolutiva é um encontro de diversas espécies de hominídeos, gerando a possibilidade se seres cada vez mais adaptados a uma pluralidade de características diferentes.
Um exemplo clássico são os elementos herdados do Homo sapiens neanderthalensis, presentes em nosso código genético.
Exercícios de Revisão - 9º Texto
1) Por que afirmamos que a Matemática foi uma das primeiras formas de escrita? Argumente.
R: a necessidade de contabilizar a produção agrícola, bem como a distribuição entre os habitantes, os registros do quanto e como foi produzido, fez a matemática aparecer como a primeira forma de registro.
O 2º EXERCÍCIO É PESSOAL, FRUTO DE UM EXERCÍCIO DE CRIAÇÃO. POR ISSO, O MESMO NÃO SERÁ CORRIGIDO AQUI.  
Exercícios de revisão - 10º Texto
1) Escreva duas características da civilização mesopotâmica.
R: duas características da Mesopotâmia:
- 1ª civilização a ser formada;
- civilização politeísta.
2) Escreva o nome de um deus (ou deusa) da Mesopotâmia.
R: um deus da Mesopotâmia foi Tiamat.
Exercícios de revisão - 11º Texto
1) Escreva duas características da civilização egípcia.
R: duas características do Egito Antigo:
- primeiro império da humanidade;
- civilização politeísta.
2) Escreva o nome de um deus (ou deusa) do Antigo Egito.
R: um deus do Egito Antigo foi Rá.  
Os Exercícios do 12º Texto compunham um OIA. Portanto, a correção já foi feita.
Exercícios de Revisão - 13º Texto
1) Como era o relevo da Grécia Antiga?
R: o relevo da Grécia Antiga era marcado por montanhas, ilhas, diversas baías e algumas regiões de planície. Parte do território grego estava localizado no continente asiático.
2) Escreva duas características da Fenícia.
R: duas características da Fenícia: composta por um relevo montanhoso; os fenícios eram grandes comerciantes.

CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - 7º Ano - 2º TRIMESTRE


Carx discente do sétimo ano da EMEF Leandro Klein. Abaixo estão as repostas dos exercícios propostos até a presente data para realização e discussão nas aulas. É válido fazer a ressalva de que os textos 10 e 11 não terão os exercícios aqui apresentados porque remetem às pesquisas, muitas delas já corrigidas e devolvidas por mim para você.

Use mais essa ferramenta para o estudo. Uma ótima prova. 
Exercícios de Revisão - 8º Texto
1) Faça um resumo do que você aprendeu sobre a sociedade medieval até agora. Evite copiar trechos de textos. Escreva com as suas palavras.
R: o exercício em questão tem como objetivo fazer com que xs discentes pesquisem e estruturem as principais características do Sistema Feudal. Não é propósito produzir um texto extenso, nem repleto de informações, mas sim um texto que você consiga usar de suporte para o estudo.
Dessa forma, é fundamental apresentar as relações servis de produção, onde os servos, presentes no manso servil, eram os responsáveis pela produção agrícola, bem como pelas demais atividades que garantiriam os recursos básicos. Esses trabalhadores - que não podem ser definidos como escravos - viviam sob a tutela dos senhores feudais, em uma série de relações, muitas delas estruturadas pela principal instituição do período,a Igreja Católica. Isso nos ajuda a compreender a enorme importância da igreja na Europa Medieval, não à toa definida como uma sociedade teocêntrica.
Exercícios de Revisão - 9º Texto
1) Resumidamente, escreva duas diferenças entre a vida dos servos e dos senhores feudais.

R: a 1ª diferença é que os servos viviam no manso servil, enquanto que os senhores feudais viviam no manso senhorial. Outra diferença é que nessa relação, os servos eram os produtores, os agricultores, enquanto que os senhores feudais podem ser definidos como chefes-guerreiros.  
2) É correto afirmar que, se um servo trabalhasse muito, viraria um senhor feudal? Explique sua resposta.
R: não, essa afirmação é incorreta. A sociedade feudal era marcada pela imobilidade social. Assim, por mais que um servo trabalhasse, jamais seria um senhor feudal.
 Exercícios de revisão - 12º Texto
1) E em São Caetano do Sul existe alguma associação que represente os comerciantes da cidade? Pesquise e coloque as principais informações nas linhas abaixo.

R: sim, existe, a ACISCS, uma associação de comerciantes e industriários de São Caetano do Sul. Uma das ações que a associação promove para que as pessoas comprem nas lojas e comércios de São Caetano no período de festas do final do ano é o sorteio de um carro.
2) Quais as principais diferenças que você percebe entre um burgo e um feudo? Escreva ao menos duas.
R: existem diversas diferenças. Enquanto que os camponeses viviam sob as amarras da servidão no feudo, bem como as atividades comerciais eram praticamente inexistentes, tais quadros não eram verificados nos burgos, marcados pelas trocas comerciais, bem como uma maior independência das pessoas, sem os vínculos da servidão.
Exercícios de Revisão - 13º Texto
1) Escreva duas características que marcaram a Baixa Idade Média.

R: duas características da Baixa Idade Média são a ocorrência das crises epidêmicas e a formação dos Estados Nacionais.  
2) Como as pessoas contraíam a peste bubônica durante a Idade Média?
R: as pessoas contraíam a peste bubônica através do contato com os vetores da doença: as pulgas. Tais animais picavam os ratos, tendo contato com a bactéria Yersinia pestis e, na sequência, entravam em contato com as pessoas, contaminando-as.
Exercícios de Revisão - 14º Texto
1) Pesquise o significado da palavra patriarca e escreva nas linhas abaixo.

R: fazendo consulta a um dicionário, encontramos o seguinte:
Chefe da Igreja grega[1].
2) Escreva duas diferenças entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Cristã Ortodoxa.
R: enquanto a Igreja Católica era liderada pelo papa, a Ortodoxa era liderada pelo patriarca. A Igreja Católica estava claramente no topo da estrutura política da sociedade medieval. Já no caso da instituição ortodoxa, era visível o domínio dos imperadores.
Exercícios de revisão - 15º Texto
1) Faça uma breve análise da frase abaixo: "a burguesia não ajudou na formação dos Estados Nacionais". A frase está correta ou não? Argumente.

R: a frase está errada. É fato que a burguesia foi de uma enorme importância no processo de formação dos Estados Nacionais, seja porque tinha como interesse derrubar os entraves para as atividades comerciais, seja porque, ao apoiar financeiramente um rei, sabia que teria poder de decisão.
2) Qual foi o primeiro Estado Nacional a ser formado? Escreva duas características do mesmo.
R: o primeiro Estado Nacional a ser formado foi Portugal. A nação se encontra na península Ibérica, e seu processo de formação esteve ligado à Reconquista Cristã.  



[1]"Patriarca", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/Patriarca [consultado em 18-08-2019].