15º Texto -A Grécia Antiga
O nosso texto funcionará, assim como o primeiro, no modelo de uma
entrevista. Voltamos a entrevistar o historiador Guilherme Azzi, pedindo para
que ele nos respondesse questões atreladas à Grécia Antiga. Vamos à entrevista.
MH – Querido Guilherme,
mais uma vez, é um prazer entrevistá-lo. Hoje trataremos da Grécia Antiga.
GA – Imagina
gente, o prazer é todo meu. Grécia Antiga é um dos assuntos mais legais do 6º
ano.
MH- Guilherme, nos
responda uma coisa: é verdade que para entendermos História é necessário
sabermos Geografia?
GA - Com certeza.
Diria, sem vacillar, que para estudarmos História é necessário Geografia também
estudar. A recíproca é verdadeira. Um geógrafo, por vezes, precisa da História
para explicar um mapa, uma divisão territorial.
MH – Você poderia
nos dar um exemplo claro disso?
EP - Certamente.
Veja a frase da professora Maria Beatriz, abrindo o nosso texto. Quantas
referências geográficas não existem em um curto fragmento: Grécia, Creta,
Oriente Próximo, Ásia Menor. É fundamental saber localizar essas regiões.
Outro simples exemplo pode ser dado para entender a relação das
características geográficas dos territórios onde viviam os povos que formaram ou
influenciaram a Grécia Antiga, e como isso foi fundamental na história grega.
MH - Você poderia
nos dar um exemplo?
GA - Claro. Vejamos
o caso da civilização fenícia, formada às margens do mar Mediterrâneo. Se de um
lado havia o mar, de outro os fenícios tinham a presença de um relevo
montanhoso. Um relevo acidentado exige que a civilização se adapte. Assim, como
aproveitar a terra para o plantio se o relevo é formado por montanhas?
Bem, os fenícios encontram uma saída bastante inteligente. Veja só o que
eles fizeram.
MH – Nossa, que interessante, os fenícios fizeram degraus nas montanhas e
assim puderam plantar! É isso mesmo?
GA
– Sim. Na verdade, o termo técnico é curva de nível, e tais curvas são
utilizadas até os dias de hoje. Mas não parou por aí...
MH –
Como assim?
GA
– Os fenícios usaram também o mar como uma importante "estrada", uma
via de acesso e de comércio com as outras civilizações. Diria que os fenícios
foram talvez os maiores navegadores da Antiguidade.
MH
– E sobre a Grécia Antiga, civilização que estudaremos com bastante ênfase
neste trimestre, o que o senhor tem a dizer?
GA - Nossa, muitas coisas. Posso afirmar que a história da Grécia Antiga
esteve diretamente ligada ao mar Mediterrâneo (Egeu e Jônio) e as ilhas
existentes nessa região. Por isso, muitos historiadores dividem a geografia da
Grécia Antiga em duas grandes regiões. Anote aí: a Grécia Continental e a
Grécia Insular.
MH
– Grécia Insular?
GA
– Sim, Grécia Insular! Insular porque é formada por ilhas, principalmente as
existentes nos mares Jônio e Egeu. O litoral da Grécia Antiga era muito
recortado, com o aparecimento de baías e pequenas ilhas que formavam excelentes
portos naturais. Devido a essas características o mar exerceu uma enorme
influência na formação da Grécia Antiga, inclusive em sua cultura. Já que o
relevo era extremamente montanhoso, o mar tornou-se o melhor caminho para
realizar as atividades comerciais e estabelecer a comunicação entre as
regiões. Ou seja, ao invés de
transportar cargas pelas montanhas, os fenícios transportavam pelo mar através
de barcos!
MH – E a Grécia continental?
GA
– A Grécia continental possuía um relevo formado por montanhas (cerca de 80% da
área), e algumas regiões de planaltos e planícies. A área que mais se destacava
era o sul da península Balcânica, mas também temos áreas ocupadas na Ásia Menor
(uma estreita faixa de terra), e que a professora alertou da enorme influência
dos gregos na área.
A maior parte do solo grego
é árido e rochoso e, portanto, impróprio para a agricultura. Por isso, desde o
início, os gregos utilizavam as terras para a criação de cabras, ovelhas,
vacas, porcos e cavalos. E nas áreas de poucas planícies, os gregos cultivavam
principalmente cereais como trigo e cevada.
Por outro lado, o solo da
Grécia era muito rico em argila, mármore, cobre etc, o que fez com que os
gregos produzissem diversos objetos com esses materiais – como vasilhas que
poderiam ser trocadas por alimentos. Na imagem a representação de planícies,
planaltos e montanhas.
MH – Nossa, que entrevista esclarecedora. Podemos realmente afirmar que
Geografia e História caminham de mãos dadas! Muito obrigado, Guilherme
Azzi.
Exercícios de revisão
1) Como era o relevo da Grécia Antiga?
2) Escreva duas características da Fenícia.
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