Carx discente do sexto ano da EMEF Leandro Klein. Abaixo
estão as repostas dos exercícios propostos até a presente data para realização
e discussão nas aulas. É válido fazer a ressalva de que os textos 4 e 7 não
terão os exercícios aqui apresentados porque remetem às pesquisas, muitas delas
já corrigidas e devolvidas por mim para você.
Use mais essa ferramenta para o estudo. Uma ótima prova.
professor Pedro Henrique Ramos
Exercícios de Revisão - 1º Texto
1) Pesquise no dicionário
e escreva abaixo o significado da palavra História (atenção: não precisa
escrever todos os significados. Escolha um!).
Segundo o dicionário online
Priberam[1], uma das formas de definirmos
História é a narrativa, muitas vezes escrita, de fatos e eventos notáveis
ocorridos em uma ou outra civilização. Muitas vezes esses fatos remontam ao
passado.
2) Vamos pensar um pouco:
duas pessoas que observam o mesmo acontecimento, irão contar o fato da mesma maneira,
com as mesmas palavras? Argumente.
Vimos nas aulas que não:
a própria construção de uma narrativa, ou seja, a maneira como contamos um
evento, é algo que passa pelo nosso olhar, pela maneira que enxergamos. E, a
partir disso, falamos ou escrevemos sobre o ocorrido, valorizando o que achamos
interessante, e dando pouca importância ao que não nos chamou a atenção.
Exercícios de Revisão - 2º Texto
1) Como os índios fazem
para contar o tempo durante a noite? Faça uma pesquisa.
Por tratar-se de uma
narrativa que deva valorizar a pesquisa, a resposta aqui visa discutir uma das
possibilidades. A referência de onde as informações foram retiradas aparece ao
término da resposta dessa questão.
A observação do céu foi, mais uma vez, o elemento que permitiu que os
indígenas contassem o tempo durante a noite. E, nesse processo, as chamadas fases
da Lua foram determinantes. Assim, a leitura do céu, seja no período de luz
(dia), seja durante a noite, foi fundamental para a organização da vida dos
indígenas. Há grupos, no entanto, que foram além, observando mais do que a Lua.
Foi o caso dos indígenas, os Incas, que viveram na Cordilheira dos Andes,
cadeia montanhosa localizada em países como Argentina, Chile, Peru e Bolívia. Os
Incas fizeram desenhos e representações precisas das constelações, chegando
inclusive a reproduzi-las em suas construções[2].
2) Encontre os séculos dos
anos abaixo indicados. Procure escrever os
séculos em algarismos romanos!
- 47: I - 501: VI - 978: X
- 1234: XIII - 2018: XXI - 3: I
- 533: VI - 100: I - 400: IV
Exercícios de Revisão - 3º Texto
1) Pesquise o significado
da palavra sapiência.
Segundo o dicionário online
Priberam[3], sapiência
remete aquele que sabe ao saber. Também podemos definir como sinônimo de
conhecimento.
2) Agora, argumente o
porquê da nossa espécie ter recebido o epíteto específico sapiens.
A nossa espécie recebeu o
epíteto específico sapiens pois,
dentre as espécies humanas, somos a que melhor aprendeu a armazenar,
compartilhar e utilizar o conhecimento, construindo culturas amplas, complexas
e profundamente transformadoras, algo que nenhuma outra espécie de hominídeo
havia conseguido.
Exercícios de Revisão - 5º Texto
1) Pesquise o que
significa a palavra miscigenação e escreva seu significado nas linhas abaixo.
Segundo o dicionário online
Priberam[4],
miscigenação pode ser definida como o cruzamento de indivíduos de etnias
diferentes, promovendo ricas e importantes misturas genéticas e culturais, a
chamada mestiçagem.
2) Como você imagina que
os grupos humanos viviam durante a pré-História? Faça um breve relato.
É fundamental que nesse
breve relato você retome pontos que foram discutidos nos textos, seja no quinto
ou em outros.
Durante o Período
Paleolítico, também chamado de Período da Pedra Lascada, o gênero humano
surgiu, sendo que a primeira espécie de hominídeo seria o Homo habilis, surgido nas regiões centrais do continente africano,
em ambientes de floresta e savanas.
A partir do Homo erectus a espécie humana começou a
habitar, além do continente africano, os continentes asiático e europeu. E, com
o Homo sapiens, a espécie humana
chegou à América, através do Estreito de Bering, durante as glaciações, por
volta de 50 mil anos.
Nesse período, os
hominídeos eram caçador-coletores, vivendo exclusivamente dos recursos
fornecidos pelo meio, não produzindo nada. Por isso mesmo, os grupos humanos
eram nômades, indo atrás dos alimentos e de água.
Exercícios de Revisão - 6º Texto
1) Faça
uma pesquisa sobre os períodos Paleolítico e Neolítico, escrevendo as
principais semelhanças e diferenças!
Fundamental
aqui é que você consiga diferenciar um período do outro. Por isso, o uso de uma
tabela.
Vamos analisá-la
|
PERÍODO PALEOLÍTICO
|
PERÍODO NEOLÍTICO
|
SEMELHANÇAS
|
AMBOS OS PERÍODOS PERTENCEM À
CHAMADA PRÉ-HISTÓRIA. O HOMO SAPIENS
EXISTIU EM AMBOS OS PERÍODOS
|
|
DIFERENÇAS
|
A FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE FOI A
PEDRA LASCADA.
- OS GRUPOS NÃO PRODUZIAM SEU
PRÓPRIO ALIMENTO, VIVENDO DO QUE CAÇAVAM E COLETAVAM.
- JUSTAMENTE PARA IR ATRÁS DOS
ALIMENTOS, OS GRUOS ERAM NÔMADES, DESLOCANDO-SE DE UMA REGIÃO PARA OUTRA.
|
- A FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE FOI
A PEDRA POLIDA. PORÉM OUTAS LOGO SURGIRAM, MELHORES E MAIS RESISTENTES.
- OS GRUPOS HUMANOS COMEÇARAM A
PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO, ATRAVÉS DA DESCOBERTA DA AGRICULTURA, DEFINIDA
COMO UMA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA.
- PARA CUIDAR DAS PLANTAÇÕES, OS
GRUPOS PASSARAM A HABITAR EM UMA MESMA REGIÃO; OU SEJA, SE SEDENTARIZARAM.
|
2)
É correto afirmar que o domínio do fogo foi um importante passo na evolução da
Humanidade? Argumente.
Mais
do que importante, foi FUNDAMENTAL!
Com
o domínio do fogo, os grupos humanos conseguiram melhoras significativas em
suas vidas:
-
conseguiam proteger-se do frio e de predadores;
-
podiam usar o fogo para preparar alimentos, tornando-os mais moles, fáceis de
ingerir e saudáveis, uma vez que bactérias e outros patógenos morriam em
virtude das altas temperaturas;
-
o fogo permitiu que os períodos em que os grupos permaneciam acordados fossem
maiores, uma vez que a luz das chamas ajuda a clarear, aumentando a
produtividade e ações humanas.
[1] "História", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em
linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/Hist%C3%B3ria [consultado
em 24-04-2019].
[3] "sapiência", in Dicionário Priberam da Língua
Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/sapi%C3%AAncia [consultado
em 24-04-2019].
[4] "miscigenação", in Dicionário Priberam da Língua
Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/miscigena%C3%A7%C3%A3o [consultado
em 24-04-2019].
oi professor e o rafael miranda do 6 ano e
ResponderExcluirObg professor ❤
ResponderExcluirAss: Paola
ⓥⓐⓛⓔⓤ ⓟⓡⓞⓕ
ResponderExcluir